Publicado por Redação

A quássia é uma árvore que traz diversos benefícios para a saúde, desde sua casca às suas folhas e frutos. A planta também é conhecida por quássia-de-caiena, pau-quássia, quássia-amarga, quássia-da-jamaica, pau-tenente, quássia-do-suriname, pau-amargo, pau-amarelo, pau-de-surinã e quássia amara.

A planta é usada na medicina alternativa para combater problemas como febres, debilidade no estômago, diarreia, sensações de desconfortos digestivo, flatulências, espermatorreia, oxiúro, blenorragia e cálculos no fígado e rins.

Quassia

Foto: commons.wikimedia.org

Além disso, ela também pode ser usada no tratamento contra parasitas que ficam presentes no cabelo, como piolhos e pulgas. E até mesmo para acabar com as larvas de mosquitos que ficam nas águas.

O uso em excesso da planta pode trazer alguns malefícios para a saúde, principalmente para pessoas que pretendem ser mães ou pais. A quássia pode reduzir consideravelmente a qualidade do esperma e testosterona, podendo provocar a infertilidade.

Também é contraindicado para mulheres que estão menstruadas e/ou pessoas que possuem úlceras ou outros problemas estomacais, podendo causar crises de vômito.

Como usar a quássia

Bebida de quássia

Ingredientes

  • 6g da madeira da casca ou raiz
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Coloque a madeira dentro da água e deixe repousando durante alguns dias. Beba o líquido entre as refeições.

Banho para aliviar coceiras

Ingredientes

  • 6 colheres (de sopa) da casca da quássia picada
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Tome banho com a água misturada com as cascas para aliviar os sintomas do sarampo e oxiurus

 

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.