Publicado por Redação

Você já ouviu falar em quebracho? Pois saiba, que da mesma forma como o coqueiro é conhecido na Bahia ou o cajueiro é visto no Nordeste, esta planta, tão pouca conhecida e apreciada no Brasil, também é muito famosa no Pantanal.

Além deste nome, a árvore recebe outras nomeações dependendo de sua espécie como braúna, baraúna, quebracho-colorado, quebracho-branco etc.

Contudo, existe uma característica em comum entre toda essa diversidade da planta, ou seja, o tronco muito duro. Este aspecto é tão presente que foi a partir dele que surgiu o nome quebracho, tendo em vista que em espanhol significa “quebra machado”.

quebracho

Foto: reprodução/site wikipedia

Características desta planta

Schinopsis brasiliensis é o nome científico do quebracho, que pode ser encontrado no Nordeste do Brasil, mas principalmente no Pantanal. Apesar de ser a mesma planta, existe uma diferença com relação tamanho desta árvore, pois na região dos povos pantaneiros a espécie pode alcançar até 22 metros de altura, enquanto que os nordestinos encontram no máximo árvores de 12 metros.

Além de um tamanho exuberante, quebracho também contém folhas compostas. Já as flores possuem uma cor verde-amarelada e são bem discretas quando vistas de longe. As sementes, por sua vez, propagam-se com facilidade o que não permite que esta planta entre em extinção. O caule é rígido, cascudo e áspero, já a cor é um cinza escuro.

Utilização do quebracho

As folhas desta planta podem passar por um processo de extração de tintura de resina, uma substância que pode ser usada como tônico. Vale ressaltar ainda, que neste caso só são necessárias pequenas doses.

Outra importante utilização do quebracho são as propriedades medicinais presentes nas cascas desta árvore. Isto porque, se trituradas e cozidas, esta parte da planta é eficaz no tratamento de dores nos dentes. Já se for submetida às infusões, o chá pode ser usado no alívio de dores de ouvido.

Além disso, é possível encontrar 20% de tanino no caule desta planta, uma substância muito utilizada na indústria do couro e ela farmacêutica.

Quebracho também pode ser utilizada como uma árvore ornamental, bem apropriada para decorar os pastos de fazendas e também no paisagismos de cidades. Sua madeira é usada na fabricação de móveis. Contudo, todas estas finalidades são avaliadas e controladas pelos órgãos de proteção das matas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.