Publicado por Redação

Quitoco é uma pequena planta com flores que possui muitos benefícios medicinais. Também conhecido como madre cravo e muitos outros nomes, essa planta é muito utilizada no tratamento de problemas gastrointestinais, como a má digestão e muitos outros. Continue lendo e conheça um pouco mais sobre o quitoco.

Origem

O quitoco, conhecido cientificamente como Pulchea sagittalis é uma planta medicinal originária da América do Sul, sendo encontrada facilmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ela pertence à família das Asteraceae e também é muito conhecida pelos nomes: madre cravo, lucera, tabacarana, erva-lucera e lucero.

Quitoco

Foto: Reprodução

Características

O quitoco é um arbusto aromático, que possui um caule cilíndrico e pouco ramificado, de 30 a 100 centímetros de altura. Suas folhas são estreitas, simples, alternas e com estípulas se estendendo pelo seu caule. As flores do quitoco possuem uma cor lilás, com capítulos reunidos em panículas terminais. Seus frutos são aquênios e muito pequenos.

É uma planta anual e multiplica-se apenas por sementes, muito cultivado em hortas caseiras para uso medicinal, ornamental e culinário.

Propriedades e uso

Entre as principais propriedades do quitoco temos a sua ação digestiva, expectorante, laxante e anti-inflamatória.

É muito indicado para problemas de hemorragias durante a menstruação, corrimento vaginal e ciclo menstrual irregular, combate infecções e inflamações do trato genital. É usada no tratamento de resfriados, bronquites, problemas de digestão, flatulências, dispepsias nervosas, inflamação no útero, catarro, tosse, dor de estômago, indigestão, prisão de ventre, é estimulante do crescimento capilar, tônico, antisséptico e adstringente.

Seu uso pode ser feito através de chás e infusões. Você deve colocar uma colher de sopa de folhas de quitoco em uma xícara de água fervente, em seguida, deixe repousar por aproximadamente 10 minutos. Após isso basta coar e beber.  O ideal é que se tome até 4 xícaras do chá ao dia. é possível ainda utilizar esse chá para banhos de imersão no tratamento de dores no corpo

Há ainda a cápsula, o pó da planta, e a tintura, o líquido, que podem ser encontrados em loja naturais ou em farmácias.

Contraindicações e efeitos colaterais

Essa planta não é indicada para mulheres grávidas e em períodos de lactação. Até o momento não foram registrados nenhum tipo de efeito colateral sobre o uso do quitoco.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.