Publicado por Redação

Rábano, também conhecido como rabanete, é uma planta cuja raiz é um alimento bastante nutritivo que comumente é consumido em saladas, normalmente cru. Pode, entretanto, ser consumido de outras formas. Com coloração avermelhada, o rabanete possui algumas propriedades que podem ser aproveitadas para o benefício da saúde do corpo humano.

Benefícios e propriedades

O rabanete é rico em vitamina C, e devido à isso, possui ação antioxidante, sendo excelente para o crescimento e desenvolvimento dos dentes, dos ossos e aumento dos glóbulos vermelhos.

Além disso, o rábano possui poucas calorias devido ao alto teor de água, contendo cerca de 16 calorias a cada 100 gramas, sendo muito bom para quem está fazendo dietas. Somado à isso, citamos também a grande quantidade de fibras do alimento, que ajuda a dar sensação de saciedade, além de regular o transito intestinal e o processo de digestão. É rico em potássio, iodo e tem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar pedras e grãos dos rins e vesícula.

A planta medicinal possui propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória, podendo ser usada ainda como um excelente medicamento natural no combate às doenças das vias respiratórias e infecção urinária.

Ajuda ainda no tratamento de infecções respiratórias, vermes, resfriados e gripes, febre, retenção de líquidos, rouquidão, asma brônquica, gota, dores musculares, artrite e reumatismo.

Rábano

Foto: Pixabay

Formas de consumo

Além de ser consumido em sua forma natural em saladas, o rábano pode ser usado para o preparo de chás, xaropes, entre outros. Confira.

Chá das folhas de rábano

Ingredientes:

– 1 xícara de água
– 1 colher (de chá) de folhas secas

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e quando começar a ferver, adicione as folhas secas. Tampe, deixando repousar por 5 minutos e então desligue. Consuma entre 2 e 3 xícaras ao dia.

Chá da raiz de rábano

Ingredientes:

– 1 colher (de chá) da raiz ralada
– 1 xícara de água

Modo de preparo:

Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, marque 10 minutos. Em seguida desligue e deixe repousar tampado. Coe e consuma 3 xícaras por dia.

Xarope da raiz

Ingredientes:

– 1 colher (de chá) da raiz ralada
– 1 colher (de chá) de mel

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes e deixe em recipiente tampado por 12 horas. Depois disso, passe em uma peneira fina e tome 1 colher (de sopa), 2 ou 3 vezes ao dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.