Publicado por Redação

Também conhecida como wasabi, a raiz forte é bastante conhecida e usada na culinária japonesa e por seus adoradores, mas o uso não se limita a isso. Seu sabor é forte e ardente, mas quando intactas, as plantas não têm essa característica que somente acontece após a planta ser ralada ou cortada. Além de muito saborosa, a raiz forte também é repleta de benefícios à saúde. Confira!

Benefícios e propriedades

A planta tem capacidade de auxiliar na perda de peso, no controle da pressão arterial, além de aliviar problemas respiratórios e ajudar na construção de ossos fortes. É eficiente também na melhoria da saúde do sistema imunológico, atuando ainda como estimulante da digestão saudável, na promoção da saúde do coração e na prevenção ao câncer.

Atua anda como um excelente antibacteriano e diurético, estimulando a micção e com isso eliminando as toxinas do corpo, limpando os rins e reduzindo a gordura corporal, uma vez que 4% da urina é composta dessa gordura.

Raiz forte

Foto: Pixabay

Graças ao seu forte odor, a planta também ajuda no tratamento de problemas respiratórios, sendo um ajudante da limpeza das secreções de muco. Para isso, deve-se fazer uma inalação, eliminando o congestionamento proveniente de resfriados, doenças ou alergias. É eficaz para quem tem problemas como sinusite e pode ajudar na saúde bucal, combatendo dores de dente, fortalecendo as gengivas e eliminando o mau hálito.

É rica em vitamina C, ácido fólico, potássio, cálcio, magnésio, zinco e manganês, e seus benefícios são associados à essas características.

Raiz forte e a perda de peso

Para quem quer perder peso, a raiz forte é auxiliar, pois é muito baixa em calorias, além de ser livre de quaisquer gorduras. Rica em ômega-3 e ômega-6, além de fibras e proteínas, a raiz forte também ajuda a trazer uma sensação de saciedade, ajudando a controlar a vontade de comer.

Como consumir?

A raiz forte na forma como é consumida na culinária japonesa pode ser preparada com uma raiz forte bonita. Descarte as folhas e lave bem. Rale e utilize em pratos que desejar, desde quentes até saladas e molhos.

Cuidados

A raiz forte é bastante rica em sódio, que apesar de ser consumido em pequenas quantidades, pode ser prejudicial para quem luta contra a obesidade. É preciso atentar ao sódio presente em outros alimentos e diminuir a quantidade.

A ação como diurética pode agravar problemas renais, além de a raiz forte poder também deixar condições como úlceras pépticas ou doenças inflamatórias intestinais piores. Pode agravar ainda o quadro de hipotireoidismo.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.