Publicado por Redação

De nome científico Drosera rotundifolia, a rorela pertence à família das Droseraceae e possui muitos benefícios medicinais. A planta é carnívora parecida com uma flor com pétalas de coloração rosa avermelhado. No centro delas, existem pelos pequenos de coloração amarelada que produzem um líquido pegajoso.

Muito rara, a planta não pode ser colhida diretamente da natureza, evitando o desequilíbrio. Para consumo, pode ser encontradas em algumas lojas de produtos naturais físicas e na internet. A planta, normalmente, é indicada na forma de tintura. No entanto, existe uma infusão que pode ser feita com a utilização da planta seca.

Rorela

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

A planta pode ser usada, principalmente, para o tratamento de problemas respiratórios, além de diminuir inflamações e irritações, sendo eficaz no tratamento de dores de garganta, gripes, úlceras gástricas e tosses irritativas.

Seu chá pode ser usado como expectorante, diurético e calmante, atuando no tratamento de ansiedade, insônia, síndrome do pânico e hiperatividade. Pode ajudar ainda quem pretende emagrecer ou àqueles que possuem problemas nos tratos urinários como cistites e infecções, pois por ser um excelente diurético, elimina toxinas e o excesso de líquidos, ajudando a limpar o corpo e melhorando o funcionamento da bexiga, além de reduzir o inchaço e o peso. Pode ser usada também para tratamento de tosse seca ou aguda, bronquite, laringite, asma, espasmos e coqueluche.

Chá de rorela

Para aproveitar todos os benefícios da planta, você pode preparar um chá. Para ele, podem ser usadas todas as suas partes, exceto as raízes. Em um recipiente, coloque dois gramas de rorela seca e reserve. Em outro recipiente, coloque uma xícara de água e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, desligue e jogue sobre a rorela reservada anteriormente. Abafe a mistura e deixe descansar pelo período necessário para amornar. Coe e adoce, se achar necessário. Consuma sempre antes das principais refeições, entre duas e três xícaras por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não foram encontrados efeitos colaterais ou contraindicações do consumo de rorela. Da mesma forma, não foram encontradas interações medicamentosas. Antes de consumir um medicamento natural ou industrializado, consulte o seu médico para analisar os medicamentos que já estão sendo tomados por você.

Não recomendamos o consumo por crianças, gestantes e mulheres em fase de lactação, pois são desconhecidos os efeitos que podem ser causados.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.