Publicado por Redação

Da família das Brassicaceae – em que estão também as folhas de mostarda, rabanete, couve-flor e a couve -, a rúcula é um alimento com baixas calorias e muito rico em nutrientes. De nome científico Eruca sativa, a planta herbácea é anual e de pequeno porte, nativa do mediterrâneo. A planta, introduzida no Brasil com a chegada dos imigrantes italianos no país, possui um sabor picante muito característico, sendo apreciada por seu sabor peculiar e pela quantidade de nutrientes. De formato alongado, as folhas são consumidas cruas em saladas, refogadas, cozidas ou ainda como ingrediente de várias receitas diferentes.

Rúcula

Foto: Reprodução

Benefícios

Ricas em vitamina A, C, fibras, proteínas, potássio, ferro e enxofre, a planta possui um nível baixíssimo de calorias. Confira alguns dos benefícios proporcionados pelo consumo desse alimento.

Prevenção do câncer

O consumo dos vegetais crucíferos como a rúcula são associados à redução da ocorrência de câncer. Rica em antioxidantes, a planta previne as atividades dos radicais livres no corpo, responsáveis pela formação dos tumores. Além disso, por ser rica em vitamina A, a planta pode ajuda ajudar a prevenir contra o câncer de pele, câncer de pulmão e câncer bucal. O consumo ajuda ainda a combater substâncias cancerígenas pois a planta contém fitoquímicos que possuem efeitos quimioprotetores.

Vitaminas

Fonte de muitas vitaminas, a planta, quando consumida, traz muitos outros benefícios. Confira abaixo os benefícios relacionados às propriedades da planta.

Antioxidantes: por ser rica em antioxidantes naturais – como a vitamina C, vitamina K e vitamina A, por exemplo – a planta, como citamos anteriormente, ajuda a combater o câncer. Além disso, oferece um suporte ao sistema imunológico fortalecendo-o e combate o envelhecimento precoce, derivado da ação dos radicais livres. A vitamina C ajuda ainda no combate aos resfriados e gripes, e a vitamina A é excelente para a saúde dos olhos, da pele, dos ossos e dos dentes. Juntas, a vitamina A e C ajudam a melhorar a saúde ocular. Já a vitamina K, também presente na rúcula e necessária em nosso organismo tendo um consumo diário mínimo essencial, possui ainda outros benefícios. Com três xícaras de rúcula você alcança mais de 100% dessa quantidade da vitamina, que é conhecida por melhora a função do cérebro e fortalecer os ossos, agindo ainda como um excelente antioxidante e anti-inflamatório.

Minerais: com inúmeros benefícios à saúde, o ferro, cálcio, potássio, manganês e fósforo são minerais muito presentes na rúcula. Com eles, é possível combater a anemia, fortalecer os ossos e diversos outros benefícios para a saúde.

Perda de peso: além de todos os benefícios já citados, a rúcula ainda tem mais um que, atualmente, é buscado por muitas pessoas: o emagrecimento. Por ser rica em nutrientes, ajuda a manter a alimentação mais saudável, fator essencial para todos que querem emagrecer com saúde. Além disso, rica em fibras e com pouquíssimas calorias, a planta é um alimento que ajuda a aumentar a saciedade fornecendo poucas calorias.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.