Publicado por Redação

O salgueiro é uma planta nativa das zonas temperadas. Esta planta é muito conhecida pelos seus poderes analgésicos, mas esse não é o único benefício que essa planta pode nos trazer.  Há registros de que Hipócrates escreveu no século V a.C. sobre o pó que era extraído da casca do salgueiro. Esse pó era muito utilizado para aliviar dores e reduzir a febre. O uso dessa casca, como pode-se observar, é conhecido há milhares de anos com o foco na área medicinal. Na China e na Europa seu uso vem de muitos séculos atrás e até os dias atuais a casca desta planta tem sido utilizada para o alívio de dores. O salgueiro auxilia no tratamento de dores provocadas pela osteoporose, pelas tendinites, bursites, dores lombares, de cabeça e muitas outras.

Salgueiro

Foto: Reprodução

Características

O salgueiro possui várias espécies, algumas são da Europa, outras da Ásia e também da América do Norte. Esta planta é da família das Salicaceae. Ela chega a atingir de vinte a trinta metros de altura e suas folhas são decrépitas, chegando a medir de cinco a dez centímetros de comprimento.

Indicações

O salgueiro é muito eficaz no combate à muitas doenças. Veja algumas de suas propriedades:

  • Antipirético
  • Analgésico
  • Antirreumático
  • Antiflogístico
  • Anti-agregante

Como usar?

Para aliviar dores

Você deve colocar alguns pedaços da casca do salgueiro em uma panela com água, deixe no fogo por aproximadamente 10 minutos, coloque em uma xícara e beba. Nestes casos o salgueiro reduz as dores de reumatismo, artrite, dores de cabeça, desconforto de constipações, estados gripais, alivia inflamações ósseas e melhora a mobilidade.

Para aliviar febres e TPM

Em casos de febres causadas por infecções virais e bacterianas a casca do salgueiro também é utilizada, geralmente as pessoas fazem um chá com alguns pedaços da casca da planta e em seguida tomam. Mas além de aliviar as febres, o salgueiro também ajuda a amenizar os sintomas da Tensão Pré- Menstrual, ele age como um relaxante, é um remédio natural que ajuda quem tem insônia, está angustiado ou ansioso. Neste caso usamos a flor seca do salgueiro para fazer o chá, pois essas folhas contêm substâncias que fazem o corpo ficar relaxado.

Cuidados

O uso do salgueiro não é muito aconselhado para crianças, principalmente a infusão das flores secas. Também é proibido o uso desta planta em pessoas que possuem problemas com úlceras gastroduodenais e que estão durante o período de menstruação.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.