Publicado por Redação

A sanícula é uma planta herbácea da família das umbelíferas. Chegando a, no máximo, 30 centímetros de altura, a planta possui folhas em toda a sua base e na parte inferior ao caule. Comum em regiões úmidas como bosques, sempre preferindo as sombras, a planta possui flores dispostas em um formato semelhante ao de um guarda-chuva, de coloração branca ou rosada. Seus frutos são pequenos e secos, medindo entre 4 e 5 mm, cobertos por espinhos. A planta floresce na primavera e é comum em toda a Europa. Da família das Apiaceae, o nome científico da sanícula é Sanicula cpensis.

Sanícula

Foto: Reprodução

Benefícios

Entre os benefícios da sanícula podemos encontrar sua atuação no tratamento de contusões, ferimentos externos, hematúria, hemorragias, hemorragias internas – como do pulmão, estômago e intestinos, por exemplo, inflamações do trato digestivo – que afetem a faringe, estômago ou intestino. Rica em saponinos e vitamina C, a planta possui ação cicatrizante, adstringente e expectorante.

Como desfrutar dos benefícios?

Para cada litro de água, você vai precisar de 5g de folhas da planta. Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, cronometre um período de, aproximadamente, dez minutos. Em seguida, desligue o fogo e tampe a mistura, deixando que descanse por um período semelhante ao de cozimento. Passado o tempo de repouso, coe e consuma. A dose indicada é de três xícaras ao longo do dia.

Também pode ser preparada a sua decocção com o mesmo preparo do chá, mas com uso diferente: para dores de garganta, tratamento de aftas e feridas na boca, faça gargarejos três vezes ao dia com o chá.

Contraindicações e precauções

Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada. No entanto, indicamos que sempre antes de se automedicar você consulte um médico especialista para que ele analise seu caso à parte e defina o melhor tratamento.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.