Publicado por Redação

Há muito tempo, para curar suas enfermidades e preveni-las, as pessoas recorriam aos poderes das plantas e ervas. A medicina natural era a única opção que se tinha antes das indústrias farmacêuticas, e através dela se vivia de maneira saudável e sem a possibilidade de maiores riscos. Conforme os anos se passaram, a praticidade fez a população aderir aos remédios fármacos, e a sabedoria natural foi aos poucos se perdendo. No entanto, como grande parte das medicações encontradas em farmácias possui efeitos colaterais, melhorando uma enfermidade e causando outra, muitas pessoas estão se voltando para a medicina natural e buscando alternativas mais saudáveis e inócuas para seus males. Uma planta que há pouco tempo passou a ser cientificamente estudada e teve seus benefícios comprovados é a sucupira.

Sucupira

Foto: Reprodução

Trata-se de uma árvore com sementes que possuíam elementos potencialmente curadores para diversas doenças, inclusive o câncer. Cinco anos atrás, o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) teve seus cientistas envolvidos numa pesquisa sobre a sucupira e os resultados foram animadores. Com o nome científico de Pterodon pubescens benth, a sucupira sofreu experiências in vitro com ratos cobaias, e o óleo extraído de sua semente mostrou-se eficiente contra processos inflamatórios, células cancerígenas e ainda é uma excelente opção no controle da dor.

Benefícios e propriedades

Segundo estudos, o óleo da semente de sucupira possui propriedades antioxidantes, antibióticas, anti-inflamatórias, anticarcinogênicas, antissifilíticas, energéticas e anestésicas. É assim uma excelente opção no tratamento de inflamações, dores reumáticas, problemas na coluna – hérnias de disco -, artrites, bicos de papagaio e dores das articulações em geral. Seu óleo também é muito utilizado para combater o tumor de próstata, evitando que ele se expanda e reduzindo o progresso das células cancerígenas. Suas propriedades antioxidantes, evitando o envelhecimento precoce, melhoram a aparência da pele e são indicadas para após longos períodos de atividade física.

Como utilizar a sucupira

Para usufruir dos benefícios da sucupira, a receita é simples: leve ao fogo uma chaleira com um litro de água, e enquanto a água ferve, esmague 200 g de sementes da sucupira. Quando estiverem bem esmagadas, junte-as à água fervente e deixe que continue fervendo por mais 5 minutos. Desligue o fogo, abafe o recipiente e espere amornar. Então coe a bebida e a consuma diversas vezes durante o dia.

Repita a receita acima três vezes por semana, até obter os resultados esperados.

Onde encontrar e cuidados

As sementes de sucupira podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais. Embora não existam relatos de efeitos colaterais, caso perceba qualquer reação indesejada, suspenda imediatamente o uso e busque acompanhamento médico.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.