Publicado por Redação

Você já ouviu falar em tamarindo? O fruto tropical, nativo da África do Sul, pode ser cultivado em regiões subtropicais como as da África, Sul da Ásia, América do Sul e ilhas do Caribe. De grande porte, a árvore pode chegar aos 30 metros em sua fase adulta e possui galhos longos e folhagem volumosa. Com nome científico Tamarindus, a planta dá muitos frutos durante suas temporadas e estes possuem formato irregular e curvo, nascendo nas pontas dos galhos.

O fruto

De muito valor ao redor do mundo, o fruto do tamarindo possui uma casca exterior espessa e uma polpa pegajosa de coloração marrom. Apresenta entre duas e dez sementes duras de mesma cor, mas mais escura. Seu sabor é algo entre doce e azedo, sendo uma especiaria apreciada por muitos, mas também detestada por outros tantos.

Benefícios

Com grandes quantidades de vitamina C, E, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética, o tamarindo possui ainda alguns compostos orgânicos que o tornam um excelente antioxidante e anti-inflamatório.

Além disso, é rico em fibra dietética que aumenta o volume e os movimentos intestinais, auxiliando na prevenção da prisão de ventre e ajudando também a diminuir os níveis de colesterol ruim. O ácido tartárico, poderoso antioxidante, também está presente no tamarindo, e ajuda a proteger o corpo combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce. Por conter potássio, ajuda a controlar a pressão arterial, assim como o coração e o ferro é essencial para que as células vermelhas do sangue sejam produzidas.

Tamarindo

Foto: Reprodução

Como consumir?

O fruto pode ser encontrado para comprar em feiras, mas também se pode adquirir somente a sua polpa, usada para o preparo de doces, molhos, geleias e sucos. Além disso, indicaremos duas das muitas receitas que podem ser feitas com essa fruta:

Suco de tamarindo para prisão de ventre

– 100 g de polpa de tamarindo
– 2 limões
– 2 copos de água
– mel para adoçar

Em um liquidificador, coloque o suco dos dois limões junto com os outros ingredientes. Bata bem até que tudo fique bem misturado e consuma. O indicado é consumir dois copos de suco diariamente.

Chá de tamarindo para colesterol alto

– 300 ml de água
– um punhado pequeno de folhas de tamarindo

Em um recipiente, coloque as folhas e a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, cronometre três minutos e então desligue. Tampe a mistura e deixe descansar por aproximadamente dez minutos. Consuma até três vezes ao dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.