Publicado por Redação

A tayuya é uma planta que possui diversas utilidades na medicina alternativa e é usada em vários lugares do mundo. Ela possui propriedades que atuam em tratamentos que vão desde problemas respiratórios a dores de modo geral.

A planta ajuda no tratamento de doenças respiratórias como asma, tosse, bronquite, coqueluche e enfisema. Isso acontece porque a ingestão da planta favorece uma respiração profunda e forte, estimula a retirada do muco e alivia crises de falta de ar.

A sua raiz contém propriedades que servem como desintoxicante, analgésico, fortificante, combate a anemia, diarreia, desobstruente do fígado e do baço, alivia febres e é um laxante natural.

tayuya

Foto: reprodução/site wikipedia

Além disso, seu chá também é um excelente ingrediente para combater vários tipos de problemas. Ele é indicado para quem possui reumatismo, enfermidades no nervo ciático, estômago, artritismo, sífilis, leucorreia, dispepsias, escrofulose e erisipelas.

As folhas da planta podem ser usadas externamente no combate a problemas dermatológicos como acnes, manchas no rosto, furúnculos e feridas.

Precauções

Cuidado com o uso exagerado da tayuya. Quando ela não é usada com moderação, pode ser tornar algo extremamente tóxico. O ideal é sempre consultar um especialista antes que começar qualquer tipo de tratamento, mesmo aqueles que apresentam somente ingredientes naturais.

Chá de tayuya

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de tayuya;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Adicione as duas colheres da planta dentro de um recipiente com a água e leve ao forno. Quando a ebulição começar a acontecer, deixe o chá cozinhar por mais ou menos 4 minutos. Após esse tempo, retire a bebida do fogo e deixa-a repousando em um recipiente que será tampado por cerca de 10 minutos. Coe e consuma. O ideal é a ingestão de até 3 xícaras do chá de tayuya por dia.

Outras maneiras de utilizar a tayuya

Não é só a folha da planta que traz benefícios, a raiz da tayuta também é riquíssima em nutrientes. Para usufruir dessas propriedades, triture o material e deixe-o na água fria. Faça dessa mistura uma papa e coloque-a por cima da região afetada.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.