Publicado por Redação

Também conhecida como poejo ou timo, a planta chamada tomilho é muito usada como especiaria. De nome científico Thymus vulgaris, a planta, muito usada na cozinha, pode ser facilmente encontrada para comprar em lojas de especiarias, supermercados ou ainda para ser cultivada em casa. A planta possui flores pequenas e de coloração roxa, folhas também pequenas que crescem em ramos separados e finos.

Tomilho

Foto: Reprodução

Benefícios

Apesar de ter seu uso na culinária muito difundido, poucas pessoas conhecem suas aplicações medicinais. A planta pode ser usada no combate à acne, pois ataca diretamente as bactérias causadoras do problema e, além disso, devido à sua ação antisséptica, combate micróbios responsáveis por infecções – dores de garganta, por exemplo. Pode ser usado ainda como um excelente antifúngico para unhas e pés, mas nesse caso o ideal é usar seu óleo em água e deixar os pés mergulhados.

O tomilho pode ser usado ainda no tratamento da asma, bronquite, catarro, gripes, resfriados, pneumonias, flatulência, sensação de enfarto, reumatismo, inchaço e luxação. Possui ação, além das citadas acima, antibacteriana, antiviral, tônica, estimulante, vermífuga e expectorante.

Como consumir?

O tomilho pode ser consumido como um condimento muito usado em receitas como batatas assadas, sopas, guisados, carnes, entre outros, deixando um sabor muito peculiar e saboroso em seus alimentos.

Pode ser usado na forma de chá, óleo essencial, banhos de imersão ou tempero. O chá pode ser usado para gargarejo ou inalação.

Chá de tomilho

As partes utilizadas para preparar o chá são as folhas, que devem ser picadas. Para cada xícara de água, use duas colheres de chá das folhas picadas. Leve a água ao fogo, e deixe ferver. Em outro recipiente, coloque as folhas e reserve para quando a água alcançar fervura. Quando isso acontecer, jogue a água em cima das folhas, tampe e deixe descansar por aproximadamente dez minutos, coando e consumindo em seguida. O chá pode ser consumido várias vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de tomilho é contraindicado para mulheres gestantes e lactantes, além de pacientes com insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e outros problemas do estômago. O consumo não deve ser feito por crianças com menos de 6 anos de idade. Durante períodos menstruais ou quanto tem problemas de síndrome do intestino irritável e doenças do fígado, deve ser consumido com cautela.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.