Publicado por Redação

A vagem é uma verdura da família das Fabaceae originária da América Central e muito usada como alimento nos dias de hoje. De suma importância na dieta diária de adultos e crianças de todas as idades, as verduras fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e para a prevenção de muitas doenças. Ao comprar a vagem, é preciso estar atento à sua cor, que deve ser viva e brilhante. Com um sabor delicado e agradável, esse é um alimento que pode ser adicionado à alimentação diária para desfrutar, não só de seu sabor, mas de todos os seus benefícios.

Vagem

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

O alimento é rico em uma grande quantidade de nutrientes, além de conter a luteína em sua estrutura. A substância é um poderoso antioxidante natural, que ajuda a combater os radicais livres – principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele -, além de ajudar na prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como a catarata e o câncer.

Com poucas calorias devido ao hidrato de carbono e proteínas, o alimento é ainda uma excelente fonte de fibras, excelentes para melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal, eliminando prisão de ventre e inchaços decorrentes desse problema.

Com ácido fólico, ferro e fibras, além de ajudar no melhor funcionamento do intestino, o consumo de vagem ajuda a prevenir o diabetes, já que as fibras também são responsáveis por regular a quantidade de açúcar no sangue. Além disso, ainda devido à presença de ferro, é ideal para o consumo para as mulheres, principalmente durante a gestação e período menstrual, combatendo a anemia. Além dos nutrientes já citados, a vagem apresenta grandes quantidades de potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio e fósforo.

Como consumir?

A vagem é um alimento facilmente encontrado durante todas as épocas do ano. Como é repleto de nutrientes, deve ser adicionado à alimentação regular e, para não enjoar, existem muitas formas de preparo diferentes. Confira abaixo algumas sugestões de preparo para o alimento.

Refogada

Para preparar refogada, lave a vagem e corte em rodelas bem finas. Em uma panela, aqueça um fio de azeite com temperos de seu gosto e refogue o alimento durante um minuto em fogo alto. Com o calor, o sabor será concentrado e o legume grelhado. Em seguida, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar sem acrescentar água, pois o alimento, quando cozido com muita água, perde seus nutrientes.

Salada

A salada pode ser preparada com alguns tomates, dentes de alho e cebolinha verde. Além disso, use azeite, vinagre, sal e pimenta do reino a gosto. Faça o mesmo procedimento acima e, ao desligar o fogo, adicione os temperos conforme o seu gosto. A salada pode ser servida morna, em temperatura ambiente ou gelada, como preferir.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.