Publicado por Redação

Planta bastante utilizada na Grécia Clássica, a Verbascum thapsus, ou simplesmente verbasco, é comumente associada a eliminação de doenças respiratórias. Em Roma eram utilizadas para clarear os cabelos. Atualmente, se sabe que esta planta pode ser o tratamento ideal não só para bronquite e asma, mas também para problemas que afetam a pele, como feridas e irritações cutâneas.

Características do verbasco

Podendo alcançar 1,5 metro de altura, essa planta é considerada uma herbácea, isso significa dizer que sua vegetação é baixa. Já suas folhas são grandes e macias, devido aos vários pelos lanosos presentes em seu corpo. Suas flores, que também são benéficas à saúde, são de cor amarela e brotam de grossas espigas.

Benefícios e propriedades

Verbasco

Foto: depositphotos

Considerada como expectorante, o verbasco age contra diversas doenças de cunho respiratório. É também uma erva de ação emoliente, antiespasmódica, antitussígena, sudorífica e diurética. Através dessas propriedades, a planta consegue ser uma forte aliada da saúde humana.

Ao consumir o chá elaborado através das folhas desta planta, o paciente trata tosse seca, afecções na faringe e laringe. Bem como, catarros, bronquite e até mesmo asma. Além disso, as pessoas que apresentam dificuldades de eliminar a mucosa das vias respiratórias, têm nesse chá um verdadeiro aliado para  realizar a expectoração.

Ela é diurética e facilita o trato intestinal, combate a prisão de ventre, melhora a digestão e expulsa a diarreia.É também uma aliada das mulheres, uma vez que elimina dores provocadas pelas cólicas menstruais.

Quem utilizar esse chá de forma externa também pode ser beneficiado. Isso porque as propriedades dessa bebida podem atuar contra irritações cutâneas, queimaduras, picadas de insetos, frieiras, bolhas ou cortes. O tratamento para artrite deve ser feito com escalda pés, e para eliminar a hemorroidas um acento pode ser feito com esse chá.

Como fazer o chá desta planta?

A forma de se fazer o chá de verbasco é por meio de infusão. Assim a bebida se torna um excelente remédio natural para doenças que são acompanhadas por catarro e ainda liberam as vias respiratórias.

A infusão só com esta planta é feita com duas colheres de sopa da erva, juntamente com um litro de água. Coloque tudo no fogo e espere ferver. Em seguida, desligue o fogão e deixe a mistura tampada por 10 minutos. Passado o tempo determinado, coe e beba sem adocicar.

Contraindicações e precauções

Não há comprovação científica de que esse tipo de chá seja benéfico em pacientes grávidas ou período de amamentação. Por essa razão, fica proibido o uso desse medicamento natural em mulheres nessas situações descritas. Apesar de não ser tóxico, o consumo diário deve ser respeitado, para que não haja efeitos colaterais como coceiras nas mãos, braços e pescoço.

A dica é que antes de fazer uso dessa bebida, o paciente procure um médico de confiança. Desta forma, o especialista irá decidir se você poderá utilizar este chá e qual é a proporção ideal para o seu caso.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.