Publicado por Redação

Cientificamente chamada de Caesalpinia cariaria, a Dividivi pertence à família das Leguminosas. Ela é uma árvore que chega a até nove metros de altura e 40 centímetros de diâmetro.

Outras características da Dividivi são: casca áspera, ramos contorcidos, folhas pontuadas, flores brancas ou amareladas e aromáticas. O fruto da dividivi é uma vagem castanha com cinco centímetros de comprimento, 25mm de largura e 3mm de espessura.

Sua vagem é composta de: 1,6% de cinzas, 13,5% de água, 18% de matérias não taníferas, 25,4% de matérias insolúveis e 41,5% de tanino.

A vagem da dividivi

Essa composição garante à sua vagem uma característica poderosa que é ser adstringente com largar aplicação na medicina. Sua polpa amarela e com textura de resina é muito utilizada na indústria do couro e sendo muito valorizada por isso. Outra utilidade da polpa da vagem da planta dividivi é na indústria de tinta para escrita.

A polpa da vagem da dividivi é utilizada na indústria de tinta para escrita

Uma característica dessa planta são os ramos retorcidos (Foto: depositphotos)

Outra parte da dividivi que tem um forte apelo industrial é a sua casca, que forma uma espécie de goma. Essa característica já lhe rendeu disputas por diversos países, entre eles a Índia, África do Sul, Austrália entre outros.

Apesar de ter grande valor, a árvore só começa a produzir uma goma boa para a indústria depois de mais de cinco anos, sendo que seu período áureo de maior produção vai dos 12 aos 25 anos. Ou seja, é uma árvore que demora a dar retorno para quem a cultiva com fins industriais.

Veja tambémDragão Fedorento

Madeira da dividivi

A sua madeira também é bastante utilizada, principalmente o cerne que é escuro, duro e compacto, sendo de ótima utilidade para fabricação de peças que precisam de resistência.

Dividivi na medicina

Uma das substâncias presentes nas sementes da dividivi é o tanino. Na medicina, o tanino é bastante valorizado e na fitoterapia é empregado em tônicos e pomadas para o combate da hemorroida, mas não é só isso. O tanino é considerado um antioxidante e isso é muito bom para a saúde. Por exemplo, essa substância protege as paredes das veias e limpa contra qualquer tipo de entupimento.

A dividivi também pode ajudar a eliminar o colesterol prejudicial e o melhor: atua no combate ao envelhecimento precoce, ou seja, tarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Veja também: Dois Amores

Essa árvore é encontrada no litoral da Colômbia, Guiana e Venezuela. No Brasil, é possível encontrar exemplares no litoral de São Paulo e também no norte do país, em lugares mais úmidos.

Veja mais!