Publicado por Redação

O coentro é um alimento que desperta amor e ódio na maioria das pessoas. Com o nome científico de coriandrum sativum, o coentro é parte essencial das culinárias do norte e nordeste do Brasil. Da mesma forma, é tido como indispensável em comidas típicas da Índia e alguns países árabes.

De tamanho pequeno e flores que variam entre tons de rosa e branco, o coentro é uma erva aromática nativa da Ásia, que possui diversas propriedades medicinais. Entre elas a de evitar a anemia e ajudar no controle do peso.  

Sendo que esta última está ligada diretamente a baixa quantidade de calorias presentes na planta. Isso porque 100 gramas de coentro fresco possui apenas 29 calorias.

Contudo, ele não é usado apenas em receitas, já que o chá de coentro é indicado para o tratamento de várias doenças. Por isso, este artigo é dedicado a esta erva aromática e você vai descobrir todos os benefícios e ainda como fazer ela durar por mais tempo.

Quais os benefícios do coentro para a saúde?

O coentro pode ser usado como tempero, em formas de chás ou sucos. Em todo o caso, a erva possui diversas propriedades medicinais que trazem benefícios para a saúde.

Entre elas estão a melhora do sistema imunológico e do sistema digestivo. Outro benefício da erva é a regulagem da pressão arterial e diminuição do desconforto gerado por problemas gastrointestinais. Entre eles prisão de ventre, síndrome do intestino irritado e até gases.

Ramo de coentro

Essa erva pode ser usada em receitas mas também para fins medicinais (Foto: depositphotos)

A erva ainda ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol ruim no sangue. Outras propriedades encontradas no coentro são as de ajudar a regular o ciclo menstrual e diminuir a ansiedade.

O coentro também é responsável por ajudar na melhora da pele, já que possui poderosos antioxidantes. Essa propriedade também é responsável por prevenir o aparecimento de diversos tipos de câncer, já que impede a deterioração das células.

Um outro benefício dele para a saúde é a proteção e combate a infecções. Isso acontece porque ele é rico em compostos anti-inflamatórios, antibacterianos, antifúngicos e analgésicos.

Alguns estudos recentes indicam que o coentro é diurético, ajudando a desintoxicação do organismo. Fora isso, a planta também auxilia no relaxamento muscular. Com isso, melhorando também a qualidade do sono e as atividades cerebrais.

Isso se deve a um estudo recente, que encontrou uma relação entre o consumo da planta com a melhora na concentração em crianças e adolescentes.

Outro ponto a favor do consumo dessa planta é que ela é rica em vitamina C e ferro. Por isso ajuda a prevenir problemas de anemia e até mesmo doenças cardíacas.

A erva também é conhecida por ser refrescante, dessa maneira ajuda a eliminar o mau-hálito. Já o óleo que é extraído das sementes pode ser usado no combate à náuseas e ao inchaço e dores causadas pelo reumatismo.

Veja também: Amapá

Ajuda a emagrecer?

Sim, o coentro pode ser um ótimo aliado na perda de peso de maneira saudável. Isso de deve, principalmente, ao fato dele ser rico em fibras e possuir poucas calorias. Uma quantidade de 100 gramas da erva possui apenas 29 calorias.

A quantidade fibras presente nela faz com que o sistema digestório trabalhe melhor. Ajudando assim a eliminar substâncias que não são necessárias para o organismo.

Da mesma forma o coentro é rico em uma substância chamada limoneno. Ela é responsável pelo frescor presente na erva e age como um hormônio natural dentro do corpo. Fazendo assim com que o corpo consiga metabolizar e descartar melhor a gordura ingerida nos alimentos.

Essa substância em conjunto com as fibras ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Sendo este processo influenciado pelo forte cheiro e sabor da erva. Já que estudos indicam que alimentos bem temperados ajudam a manter o corpo saciado por mais tempo.

Desse modo, o coentro pode ser usado como tempero principal em caldos e saladas. Substituindo principalmente os condimentos prontos, que são ricos em sódio e outras substâncias prejudiciais, quando ingeridas em grandes quantidades.

Outro ponto positivo para a erva em relação ao emagrecimento é que ela é rica em diversas vitaminas e minerais. Entre eles estão ferro, magnésio, manganês, vitaminas C, A, K, B e E. Com isso, o organismo consegue absorver melhor o nutriente e se mantém saudável.

Por fim, o coentro é um alimento com propriedades diuréticas. Isso faz com que ele ajuda a eliminar substâncias que causam inchaço. Sendo assim, ele aumenta a sensação de emagrecimento já que diminui a quantidade de líquido acumulado.

Para isso o chá pode ser adicionado na alimentação em forma de chá ou como base para diversos tipos de tempero.

Como usar?

O coentro é uma erva poderosa e que pode ser usada de várias maneiras. A principal e mais conhecida é como tempero em diversas receitas tradicionais. Para isso, é possível usar a erva fresca, desidratada ou até mesmo as sementes moídas.

No entanto, as folhas frescas possuem menos calorias e são mais aromáticas que as secas. Desse modo, a preparação fica ainda mais saborosa. Já as sementes são, geralmente, torradas e moídas.

Após isso são adicionadas nos mais diversos tipos de pratos. Especialmente os da culinárias árabe e indiana. Uma outra possibilidade de uso é o óleo, que é extraído das sementes. Quando usado para massagem ele ajuda a diminuir a dor e inchaço dos problemas de artrite.

Contudo, os usos do coentro não param por aí, já que o chá e o suco que é feito com as folhas também são cheios de nutrientes e propriedades medicinais. Por isso vamos ensinar algumas aqui receitas que você pode fazer em casa.

Chá de coentro

O chá de coentro ajuda a melhorar a qualidade do sono e diminuir os problemas de ansiedade.

Outro benefício do chá é que ele tem propriedades que controlam os índices de glicose e colesterol no sangue. Além de ser um tratamento para problemas gástricos e intestinais e melhorar a fadiga.

Para preparar a infusão é necessário apenas 2 colheres (de chá) de folhas de coentro secas e 1 xícara de água. Em primeiro lugar a água deve ser levada ao fogo, quando levantar fervura pode desligar o fogo e adicionar as folhas de coentro.

A erva deve ficar em infusão por cerca de dez minutos. Logo depois desse tempo basta coar e beber, sem adoçar.

Veja também: Cravinho

Semente de coentro

As sementes da erva também são um ingrediente poderoso quando usadas em receitas. Dessa maneira, elas liberam aromas e sabores que fazem com que qualquer preparação fique mais saborosa.

No entanto, é possível usá-las também em um chá, que tem propriedades diuréticas e é um remédio natural contra a enxaqueca.

Coentro fresco

O chá de coentro ajuda a melhorar o sono e a diminuir os problemas de ansiedade (Foto: depositphotos)

O preparo é bastante simples. É preciso apenas de 2 colheres (de sopa) de sementes de coentro e 1 litro de água. Em primeiro lugar é preciso levar a água para ferver e adicionar as sementes.

Após isso deixar a mistura cozinhar por 5 minutos. Logo depois é só coar e beber a infusão ao longo dia.

O suco feito com a erva serve para quê?

O suco é uma outra forma de consumir todas as propriedades benéficas do coentro. Ele possui propriedades de desintoxicar o organismo, ajudando na eliminação de substâncias prejudiciais ao corpo.

Isso acontece por causa das ações diurética, anti-inflamatória e antioxidante da erva, que age limpando e protegendo as células do corpo. O melhor é que dá para preparar a bebida de duas maneiras diferentes.

Na primeira é necessário 1 maço pequeno de coentro, 1 maço pequeno de folhas de espinafre e 1 talo de salsão picado. Basta colocar tudo em um liquidificador com 600 ml de água e cubos de gelo para adicionar cremosidade e refrescância.

Bata tudo bem, logo depois coe e tome o suco bem gelado. Ele pode ser tomado como um lanche da tarde, já que possui uma boa quantidade de fibras.

Para a segunda receita será preciso 1 maço pequeno de coentro, ½ pepino, 1 maçã sem a casca, 1 copo de água e o suco de 1 limão. Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador, coar e beber bem gelado.

Existem contraindicações?

Quando usado como tempero, não. A menos que a pessoa apresente alguma sensibilidade a erva. Isso acontece porque o coentro possui um sabor forte, então não é consumido em grandes quantidades nos alimentos.

No entanto, quando se trata do uso do óleo, chás ou sucos é necessário ter um pouco de cuidado. Principalmente porque quando consumido em excesso, o óleo que é extraído das sementes pode acarretar em problemas no fígado além de reações alérgicas.

Já nas folhas o risco é de uma redução drástica da pressão arterial. Sendo assim, pessoas que já tenham um histórico de hipotensão devem evitar o consumo do coentro em forma de suco ou chá.

Veja também: Cravo de defunto

Por fim, o óleo, suco e chá feitos com a erva não são indicados para gestantes, crianças pequenas, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Ainda por cima, pessoas que tomam medicação para doenças crônicas devem pedir a liberação médica.

Como conservar por mais tempo na geladeira?

Quando comprado fresco, o coentro tende a durar poucos dias na geladeira antes de murchar. No entanto existem algumas formas de conservação que fazem com que ele dure mais.

Uma delas é lavar e secar bem todas as folhas. Logo depois guardar em um pote hermético, com um papel toalha umedecido. Isso fará com que o frescor das folhas dure por mais tempo.

Uma outra opção é separar as folhas e congelar em forminhas de gelo com água. Na hora de uso basta colocar direto na panela e é possível ter coentro fresco por até vários meses.